domingo, fevereiro 09, 2014

A Bíblia em um ano - Êxodo 34-35 / Mateus 22:23-46 - 04/02/14


A Bíblia em um ano: 



Êxodo 34-35
Capítulo 34 
 1 Disse o Senhor a Moisés: Talhe duas tábuas de pedra semelhantes às primeiras, e nelas escreverei as palavras que estavam nas primeiras tábuas que você quebrou.
 2 Esteja pronto pela manhã para subir ao monte Sinai. E lá mesmo, no alto do monte, apresente-se a mim.
 3 Ninguém poderá ir com você nem ficar em lugar algum do monte; nem mesmo ovelhas e bois deverão pastar diante do monte.
 4 Assim Moisés lavrou duas tábuas de pedra semelhantes às primeiras e subiu ao monte Sinai, logo de manhã, como o Senhor lhe havia ordenado, levando nas mãos as duas tábuas de pedra.
 5 Então o Senhor desceu na nuvem, permaneceu ali com ele e proclamou o seu nome: o Senhor.
 6 E passou diante de Moisés, proclamando: Senhor, Senhor, Deus compassivo e misericordioso, paciente, cheio de amor e de fidelidade,
 7 que mantém o seu amor a milhares e perdoa a maldade, a rebelião e o pecado. Contudo, não deixa de punir o culpado; castiga os filhos e os netos pelo pecado de seus pais, até a terceira e a quarta gerações.
 8 Imediatamente Moisés prostrou-se com o rosto em terra, e o adorou, dizendo:
 9 “Senhor, se de fato me aceitas com agrado, que o Senhor nos acompanhe. Mesmo sendo esse um povo obs­tinado, perdoa a nossa maldade e o nosso peca­do e faze de nós a tua herança”.
 10 “Faço com você uma aliança”, disse o Senhor. “Diante de todo o seu povo farei maravilhas jamais realizadas na presença de nenhum outro povo do mundo. O povo no meio do qual você habita verá a obra maravilhosa que eu, o Senhor, farei.
 11 Obedeça às ordens que hoje lhe dou. Expulsarei de diante de você os amorreus, os cananeus, os hititas, os ferezeus, os heveus e os jebuseus.
 12 Acautele-se para não fazer acordo com aqueles que vivem na terra para a qual você está indo, pois eles se tornariam uma armadilha.
 13 Ao contrário, derrube os altares deles, quebre as suas colunas sagradas e corte os seus postes sagrados.
 14 Nun­ca adore nenhum outro deus, porque o Senhor, cujo nome é Zeloso, é de fato Deus zeloso.
 15 Acautele-se para não fazer acordo com aqueles que já vivem na terra; pois quando eles se prostituírem, seguindo os seus deuses e lhes oferecerem sacrifícios, convidarão você e poderão levá-lo a comer dos seus sacrifícios
 16 e a escolher para os seus filhos mulheres dentre as filhas deles. Quando elas se prostituírem, seguindo os seus deuses, poderão levar os seus filhos a se prostituírem também.
 17 Não faça ídolos de metal para você.
 18 Celebre a festa dos pães sem fermento. Durante sete dias coma pão sem fermento, como lhe ordenei. Faça isso no tempo certo, no mês de abibe[77], porquanto naquele mês você saiu do Egito. 
[77] Aproximadamente março/abril.
 19 O primeiro a nascer de cada ventre me pertence, todos os machos dentre as primeiras crias dos seus rebanhos: bezerros, cordeiros e cabritos.
 20 Resgate com um cordeiro cada primeiro jumentinho que nascer; mas se não o resgatar, quebre-lhe o pescoço. Resgate todos os seus primogênitos. Ninguém compareça perante mim de mãos vazias.
 21 Trabalhe seis dias, mas descanse no sétimo; tanto na época de arar como na da colheita.
 22 Celebre a festa das semanas[78], na ocasião dos primeiros frutos da colheita do trigo, e a festa do encerramento da colheita, no fim do ano. 
[78] Isto é, do Pentecoste.
 23 Três vezes por ano todos os homens do seu povo comparecerão diante do Soberano, o Senhor, o Deus de Israel.
 24 Expulsarei nações de diante de você e ampliarei o seu território. Quando você subir três vezes por ano para apresentar-se ao Senhor, o seu Deus, ninguém cobiçará a sua terra.
 25 Não me ofereça o sangue de nenhum sacrifício misturado com algo fermentado, e não deixe sobra alguma do sacrifício da festa da Páscoa até a manhã seguinte.

 26 “Traga o melhor dos primeiros frutos da terra ao santuário do Senhor, o seu Deus. “Não cozinhe o cabrito no leite da pró­pria mãe.”
 27 Disse o Senhor a Moisés: “Escreva essas palavras; porque é de acordo com elas que faço aliança com você e com Israel”.
 28 Moisés ficou ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites, sem comer pão e sem beber água. E escreveu nas tábuas as palavras da aliança: os Dez Mandamentos.
 29 Ao descer do monte Sinai com as duas tábuas da aliança nas mãos, Moisés não sabia que o seu rosto resplandecia por ter conversado com o Senhor.
 30 Quando Arão e todos os israelitas viram Moisés com o rosto resplandecente, tiveram medo de aproximar-se dele.
 31 Ele, porém, os chamou; Arão e os líderes da comunidade atenderam, e Moisés falou com eles.
 32 Depois, todos os israelitas se aproximaram, e ele lhes transmitiu todos os mandamentos que o Senhor lhe tinha dado no monte Sinai.
 33 Quando acabou de falar com eles, cobriu o rosto com um véu.
 34 Mas toda vez que entrava para estar na presença do Senhor e falar com ele, tirava o véu até sair. Sempre que saía e contava aos israelitas tudo o que lhe havia sido ordenado,
 35 eles viam que o seu rosto resplandecia. Então, de novo Moisés cobria o rosto com o véu até entrar de novo para falar com o Senhor.

Capítulo 35 

 1 Moisés reuniu toda a comunidade de Israel e lhes disse: Estas são as coisas que o Senhor os mandou fazer:
 2 Em seis dias qualquer trabalho poderá ser feito, mas o sétimo dia lhes será santo, um sábado de descanso consagrado ao Senhor. Todo aquele que trabalhar nesse dia terá que ser morto.
 3 Nem sequer acendam fogo em nenhuma de suas casas no dia de sábado!
 4 Disse Moisés a toda a comunidade de Israel: Foi isto que o Senhor ordenou:
 5 “Separem dentre os seus bens uma oferta para o Senhor. Todo aquele que, de coração, estiver disposto, trará como oferta ao Senhor ­ ouro, prata e bronze;
 6 fios de tecidos azul, roxo e vermelho; linho fino e pêlos de cabra;
 7 peles de carneiro tingidas de vermelho e couro[79]; madeira de acácia; 
[79] Possivelmente de animais marinhos; também em 35.23, 36.19 e 39.34.
 8 óleo para a iluminação; especiarias para o óleo da unção e para o incenso aromático;
 9 pe­dras de ônix e outras pedras preciosas para serem encravadas no colete sacerdotal e no peitoral.
 10 Todos os que dentre vocês forem capazes virão fazer tudo quanto o Senhor orde­nou:
 11 o tabernáculo com sua tenda e sua cobertura, os ganchos, as armações, os travessões, as colunas e as bases;
 12 a arca com suas varas, a tampa e o véu que a protege;
 13 a mesa com suas varas e todos os seus utensílios, e os pães da Presença;
 14 o candelabro com seus utensílios, as lâmpadas e o óleo para iluminação;
 15 o altar do incenso com suas varas, o óleo da unção e o incenso aromático; a cortina divisória à entrada do tabernáculo;
 16 o altar de holocaustos com sua grelha de bronze, suas varas e todos os seus utensílios; a bacia de bronze e sua base;
 17 as cortinas externas do pátio com suas colunas e bases, e a cortina da entrada para o pátio;
 18 as estacas do tabernáculo e do pátio e suas cordas;
 19 as vestes litúrgicas para ministrar no Lugar Santo, tanto as vestes sagradas de Arão, o sacerdote, como as vestes de seus filhos, para quando servirem como sacerdotes”.
 20 Então toda a comunidade de Israel saiu da presença de Moisés,
 21 e todos os que estavam dispostos, cujo coração os impeliu a isso, trouxeram uma oferta ao Senhor para a obra da Tenda do Encontro, para todos os seus serviços e para as vestes sagradas.
 22 Todos os que se dispuseram, tanto homens como mulheres, trouxeram jóias de ouro de todos os tipos: broches, brincos, anéis e ornamentos; e apresentaram seus objetos de ouro como oferta ritualmente movida perante o Senhor.
 23 Todos os que possuíam fios de tecidos azul, roxo e vermelho, ou linho fino, ou pêlos de cabra, peles de carneiro tingidas de vermelho, ou couro, trouxeram-nos.
 24 Aqueles que apresentaram oferta de prata ou de bronze trouxeram-na como oferta ao Senhor, e todo aquele que possuía madeira de acácia para qualquer das partes da obra, também a trouxe.
 25 Todas as mulheres capazes teceram com suas mãos e trouxeram o que haviam feito: tecidos azul, roxo e vermelho e linho fino.
 26 Todas as mulheres que se dispuseram e que tinham habilidade teceram os pêlos de cabra.
 27 Os líderes trouxeram pedras de ônix e outras pedras preciosas para serem encravadas no colete sacerdotal e no peitoral.
 28 Trouxeram também especiarias e azeite de oliva para a iluminação, para o óleo da unção e para o incenso aromático.
 29 Todos os israelitas que se dispuseram, tanto homens como mulheres, trouxeram ao Senhor ofertas voluntárias para toda a obra que o Senhor, por meio de Moisés, ordenou-lhes que fizessem.
 30 Disse então Moisés aos israelitas: O Senhor escolheu Bezalel, filho de Uri, neto de Hur, da tribo de Judá,
 31 e o encheu do Espírito de Deus, dando-lhe destreza, habilidade e plena capacidade artística,
 32 para desenhar e executar trabalhos em ouro, prata e bronze,
 33 para talhar e lapidar pedras e entalhar madeira para todo tipo de obra artesanal.
 34 E concedeu tanto a ele como a Aoliabe, filho de Aisamaque, da tribo de Dã, a habilidade de ensinar os outros.
 35 A todos esses deu capacidade para realizar todo tipo de obra como artesãos, projetistas, bordadores de linho fino e de fios de tecidos azul, roxo e vermelho, e como tecelões. Eram capazes de projetar e executar ­qualquer trabalho artesanal.

Mateus 22:23-46
Capítulo 22 
23 Naquele mesmo dia, os saduceus, que dizem que não há ressurreição, aproximaram-se dele com a seguinte questão:
 24 Mestre, Moisés disse que se um homem morrer sem deixar filhos, seu irmão deverá casar-se com a viúva e dar-lhe descendência.
 25 Entre nós havia sete irmãos. O primeiro casou-se e morreu. Como não teve filhos, deixou a mulher para seu irmão.
 26 A mesma coisa aconteceu com o segundo, com o terceiro, até o sétimo.
 27 Finalmente, depois de todos, morreu a mulher.
 28 Pois bem, na ressurreição, de qual dos sete ela será esposa, visto que todos foram casados com ela?
 29 Jesus respondeu: Vocês estão enganados porque não conhecem as Escrituras nem o poder de Deus!

 30 Na ressurreição, as pessoas não se casam nem são dadas em casamento; mas são como os anjos no céu.
 31 E quanto à ressurreição dos mortos, vocês não leram o que Deus lhes disse:
 32 “Eu sou o Deus de Abraão, o Deus de Isaque e o Deus de Jacó”[115]? Ele não é Deus de mortos, mas de vivos! 
[115] Êx 3.6
 33 Ouvindo isso, a multidão ficou admirada com o seu ensino.
 34 Ao ouvirem dizer que Jesus havia deixado os saduceus sem resposta, os fariseus se reuniram.
 35 Um deles, perito na lei, o pôs à prova com esta pergunta:
 36 “Mestre, qual é o maior mandamento da Lei?”
 37 Respondeu Jesus: “Ame o Senhor, o seu Deus de todo o seu coração, de toda a sua alma e de todo o seu entendimento”[116].
[116] Dt 6.5
 38 Este é o primeiro e maior mandamento.
 39 E o segundo é semelhante a ele: “Ame o seu próximo como a si mesmo”[117]. 
[117] Lv 19.18
 40 Destes dois mandamentos dependem toda a Lei e os Profetas.
 41 Estando os fariseus reunidos, Jesus lhes perguntou:
 42 “O que vocês pensam a respeito do Cristo? De quem ele é filho?” “É filho de Davi”, responderam eles.
 43 Ele lhes disse: Então, como é que Davi, falando pelo Espírito, o chama “Senhor”? Pois ele afirma:
 44 “O Senhor disse ao meu Senhor: Senta-te à minha direita, até que eu ponha os teus inimigos debaixo de teus pés”[118]. 
[118] Sl 110.1
 45 Se, pois, Davi o chama “Senhor”, como pode ser ele seu filho?
 46 Ninguém conseguia responder-lhe uma palavra; e daquele dia em diante, ninguém jamais se atreveu a lhe fazer perguntas.

Deixe seu comentário!!!


♡☆ *´¨)
¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨)
(¸.•´ (¸.•` *Gostou Curta a página ❀♡==> 


AAAmo Muito Tudo Isso

♡☆ *´¨)
¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨)
(¸.•´ (¸.•` *Segue o Blog ❀♡==> 


https://www.aaamomuitotudoisso.blogspot.com.br/

♡☆ *´¨)
¸.•´¸.•*´¨) ¸.•*¨)
(¸.•´ (¸.•` *Não sabe como seguir o Blog??? ❀♡==>

 (Clique Aqui e aprenda)


Nenhum comentário:

Postar um comentário