sexta-feira, abril 06, 2012

A Cruz e a Espada!!!

O mistério da Cruz

A Cruz não é um pedaço de pau! Cruz é uma mudança... Cruz é uma revelação!!!
A Cruz histórica era de fato um tronco, mas a cruz a qual Deus quer que entendamos só pode ser revelada pelo Espírito Santo.

O tema Cruz parece não ser muito atraente, parece que a maioria das pessoas pensam assim: “Eu quero ouvir/ler uma coisa mais animadora...”
Não existe mensagem mais animadora do que a Cruz... A gente só não acha animadora porque não temos revelação, porque a partir do momento que tivermos, essa mensagem será a mais animadora possível!!!.
Porque o Evangelho é a boa notícia!!! Ele veio fazer uma revolução nas nossas vidas. Mas hoje o evangelho esta tão contaminado, com tanta mistura, por isso, as pessoas por não entenderem querem uma mensagem mais motivadora... Por falta de revelação!

A Cruz é o centro do Evangelho, ela é a essência...Mas até que ponto nós assimilamos a mensagem da cruz? Até que ponto nós já discernimos a mensagem da Cruz? E eu peço a Deus que abra a nossa mente para entender essa mensagem!!!

Mateus 26:50-56

50 Jesus respondeu: - Amigo, (Judas) o que você vai fazer faça agora. Então eles chegaram, prenderam Jesus e o amarraram.
51 Mas um dos que estavam ali com Jesus tirou a espada (Pedro), atacou um empregado do Grande Sacerdote e cortou uma orelha dele.
52 Aí Jesus disse: - Guarde a sua espada, pois quem usa uma espada será morto por uma espada.
53 Você não sabe que, se eu pedisse ajuda ao meu Pai, ele me mandaria agora mesmo doze exércitos de anjos?
54 Mas, nesse caso, como poderia se cumprir aquilo que as Escrituras Sagradas dizem que é preciso acontecer?
55 Depois Jesus disse para aquela gente: - Vocês vêm com espadas e porretes para me prender como se eu fosse um bandido? Eu estava todos os dias ensinando no pátio do Templo, e vocês não me prenderam.
56 Mas tudo isso está acontecendo para se cumprir o que os profetas escreveram nas Escrituras Sagradas. Então todos os discípulos abandonaram Jesus e fugiram.

Porque Pedro foi tão corajoso com a espada, mas tão covarde com a cruz?

Pedro não estava com medo de morrer, quando Jesus falou: vou pra Jerusalém, vou ser perseguido, vão cuspir em mim, vão me torturar, e depois vão me crucificar... E Pedro disse de maneira nenhuma isso vai acontecer, eu não vou permitir que isso aconteça. E Jesus falou: Arreda-te de mim, Satanás, porque não cogitas das coisas de Deus, e sim das coisas dos homens" (Mateus 16:23). Você não esta entendendo.

Mas Pedro estava corajoso, ele foi lá pro Getsêmani com a espada na cintura, e quando a multidão veio pra prender Jesus, Pedro estava disposto a cumprir o que ele tinha dito e corajosamente puxou da espada, mesmo sabendo que podia perder a vida por causa disso, então Pedro foi muito corajoso com a espada. Ele cortou a orelha, mais pode ter certeza eu ele queria cortar a cabeça do soldado.
E Jesus disse: Pedro, guarda a tua espada, porque todos os que empunham a espada, pela espada morreram. (Mateus 26:52)

Jesus disse: Aquele que quiser ser meu discípulo:
1. negue-se a si mesmo
2. tome a sua cruz e
3.Siga-me.


Pedro já tinha negado a si mesmo, em outra ocasião ele falou: Jesus nós largamos tudo para te seguir.
Mas negar-se a si mesmo é praticamente nada diante da proposta do evangelho, muitas pessoas negam-se a si mesmo. Exemplo: os terroristas islâmicos, eles negam-se a si mesmo, se tornam homens bombas, dão a vida por um causa.

Mas depois dessa negação, dessa anulação própria há uma diferença, só o evangelho de Jesus de Nazaré é que tem cruz,  nenhuma outra proposta envolve a cruz.
Isso faz toda a diferença, porque só pela cruz podemos receber a natureza do próprio Deus, receber uma nova vida, nos tornar uma nova criatura, morada de Deus.

Então uma pessoa pode negar-se a si mesmo mais mesmo assim não ser morada de Deus.
Pode ser uma pessoa com uma ótima intenção, muito corajosa, pode ser totalmente abnegada e ainda assim não ter uma nova vida. Só pela cruz se pode chegar lá.

Talvez você já tenha negado a si mesmo, já se envolveu, mas se ainda não tomou a sua cruz você esta no nível da espada. Isso é sério mais pelo menos está no caminho.

Os que ficam no nível da espada não conseguem enxergar a cruz e fogem da cruz.

Pedro queria livrar-se a si mesmo e livrar o próprio Jesus da cruz, com a sua espada!

A Espada:
É a nossa humanidade, é a nossa autoconfiança, é a nossa auto-suficiência, é aquela postura impulsiva diante das situações, confiar nos recursos próprios, confiar na inteligência, na sua própria capacidade, nos seus talentos, no seu próprio dinheiro.
É aquela pessoa que diz deixa que eu resolvo, deixa comigo...
Pessoa que não discerniu ainda que existe uma condição para que Deus possa agir na sua vida.
Ela esta com Jesus, tem uma boa intenção, é uma pessoa abnegada, ela negou a si mesmo, mas ela ainda esta com a espada na mão, administrando a situação. Ela ainda esta guerreando em causa própria!

É muito mais fácil usar a espada, do que ir pra cruz. A espada nos torna visíveis, notórios, nos leva a pensar que estamos fazendo algo para impressionar, auto defesa, autopreservação, salvar a nós mesmos... Salvar os outros. Pedro tinha uma boa intenção salvar a vida de Jesus... Quem é o salvador???

Jesus não precisa que ninguém o defenda, e quando nos usamos a espada nós até podemos salvar a nós mesmos, mas vamos ferir as pessoas. Muitas pessoas são feridas por causa da espada que nós usamos.

Quando nós estamos nos defendendo, querendo mostrar a nossa razão, querendo nos sobressair, até podemos salvar a nós mesmos, e quem sabe defender algumas outras pessoas, mas outras serão feridas. Sabe porque ferimos outras pessoas, por causa da espada que esta nas nossas mãos!!!

Se você fere as pessoas, amigos, pais, marido, mulher, filhos. Isso é um sinal muito claro de que você ainda esta com a espada na mão. Você ainda esta querendo guerrear com a sua própria força.

Enquanto você estiver lutando pela sua causa própria você sempre vai ferir as pessoas.

Jesus disse: Pedro, guarda a sua espada, não é nessa batalha que você precisa se envolver...

Largue a espada queridos!!!

Espada é o ativismo, vou fazer as coisas pra Deus, eu vou me envolver, a intenção é boa, eu vou liderar célula, eu vou ganhar pessoas, eu vou consolidar, ótima intenção... Mas faz na carne... Faz isso sem orar, sem jejuar. As coisas espirituais quem faz é Deus, nós somos apenas instrumentos nas mãos de Deus. É o Espírito Santo que convence do pecado, da justiça e do juízo.

E pra nós declararmos a nossa dependência dEle tem um recurso chamado ORAÇÃO.

Você quer saber quando você é independente de Deus, é quando você não ora.
Você pode ter uma intenção maravilhosa, super dedicada, abnegada, já negou a si mesmo, você pode ter tudo isso mas se não tiver Cruz na sua vida, não vai valer nada, por maior que seja a sua intenção.

Se você continuar a insistir com a espada você vai sempre ferir as pessoas, e nós não estamos aqui para ferir, nós estamos aqui para salvar, você existe para curar, para libertar as pessoas, para amar.

Ninguém quer ferir ninguém, mais porque então que a gente fere, porque você ainda esta empunhando a espada, tem alguma coisa no seu ego muito forte que faz com que você queira vencer as discussões, você quer ainda se sobressair as pessoas, ainda quer impor seus pensamentos, as suas opiniões e com isso fere as pessoas. De um lado você pode estar salvando as pessoas, mais do outro lado você pode estar ferindo.

Sabe quando não vamos mais ferir as pessoas e só salvar? Quando você entregar a sua espada, quando abrir mão, baixar a arma. Antes de eu ir pra cruz eu preciso largar a espada.

Cruz

A cruz é uma rendição, por isso é tão difícil ir pra cruz. Por isso somos covarde com a cruz.
Cruz é simplesmente não lutar, é simplesmente se render.
Quem vai fazer as coisas acontecerem é Deus através de nós.
Muitas vezes nos queremos fazer as coisas e dizemos Deus me ajude, mas na verdade eu tenho que saber o que Ele quer fazer , então eu tenho que me render, me entregar...e essa rendição é a coisa mais difícil pra todos nós.

Nós muitas vezes  na vontade de ver as coisas acontecerem, de ver as pessoas se converterem... pegamos a espada e começamos a fazer acontecer. Quantas esposas estão com a espada tentando converter o seu marido, ou vice e versa. Não vai dar certo, não precisa defender Jesus.

Olha que ridículo o que Pedro queria fazer, Deus é o todo poderoso, Ele poderia mandar os anjos para defender Jesus... Quando tomamos a espada pra Deus é ridículo.
Ninguém precisou correr atrás de Jesus, caçar Jesus... Ele sempre estava no meio deles (versículo 55). Na verdade vocês não estão me prendendo eu estou me entregando.

Não espere ser humilhado, tem gente que chora por que foi humilhado..
Quer uma receita pra nunca mais ser humilhado?

Se humilhe antes, a partir do momento que você for humilde e se humilhar a si mesmo nunca mais você será humilhado. Isso é tomar a cruz, é se render.

Jesus quando foi orar, Ele disse Pai eu não quero, mais seja feito a tua vontade.
Nós temos que ser mais honestos com Deus, nós dizemos Deus eu não consigo, vamos dizer Deus eu não quero, até agora eu estava mentindo que não conseguia, mais na verdade eu não quero, ou eu fiz porque quis, eu pequei porque eu quis pecar, minha natureza é rebelde mesmo.
Nos temos que ser mais sinceros com Deus é essa sinceridade que abre os céus sobre a nossa cabeça, que muda nossa história.

Senhor é a tua vontade então eu vou pra cruz. A cruz é uma confiança total, absoluta no Pai, a certeza de que Ele sabe o que esta fazendo. Eu sei que o Pai tem o melhor pra mim e eu não vou espernear, eu não vou me rebelar, eu vou entregar a minha causa a Ele, se essa é a situação que eu tenho que passar, eu aceito essa dor, porque eu sei que o Senhor tem o melhor pra mim, porque depois da morte sempre tem ressurreição.

A Cruz é se deixar ser crucificado, ninguém se auto crucifica.  Jesus se entregou e as pessoas o crucificaram.
Sabe quem vai crucificar a gente, os outros, as pessoas vão nos crucificar, e é por isso que tudo se resume em relacionamentos. E esse é o nosso grande problema, porque queremos provar quem nos somos, a gente quer se impor, quer mostrar com quantos paus se faz uma canoa.
Jesus podia ou não podia ter feito isso? mostrado quem é Deus... Podia sim...
A cruz é a gente poder fazer isso, mas dizer eu não vou fazer, eu vou entregar a minha causa ao Pai.

Sabe porque surgem os problemas de relacionamentos, com a esposo, com a esposa, com as pessoas na célula, no trabalho, com o sogro, com a sogra... Ausência de Cruz, até negamos a nós mesmos, mas a cruz...ainda não chegamos lá.
Hoje é o dia de nos decidirmos ir a cruz e nos deixar crucificar.

Você pode até se autocrucificar, você prega uma mão, os pés, mas  a outra mão alguém vai ter que pregar. Nunca vamos escapar disso.

O único meio pra ressurreição é a cruz, só tem um jeito de salvar todos, a cruz, largar a espada e toma a cruz.

Mateus 27-39-43

39 Os que passavam por ali caçoavam dele, balançavam a cabeça e o insultavam,
40 dizendo assim: - Ei, você que disse que era capaz de destruir o Templo e tornar a construí-lo em três dias! Se você é mesmo o Filho de Deus, desça da cruz e salve-se a si mesmo!
41 Os chefes dos sacerdotes, os mestres da Lei e os líderes judeus também caçoavam dele, dizendo:
42 - Ele salvou os outros, mas não pode salvar a si mesmo! Ele é o Rei de Israel, não é? Se descer agora mesmo da cruz, nós creremos nele!
43 Ele confiou em Deus e disse que era Filho de Deus. Vamos ver se Deus quer salvá-lo agora!


As pessoas diziam pra Jesus, salve-se a si mesmo, desça da cruz.


Todos os que deixarem a espada, tomarem a sua cruz, serão tentados, sempre ouviram essa voz, em todo tempo -  (Marco 9:23) -  todos os dias estaremos diante dessa opção, vamos ou não vamos pra cruz? permaneço na cruz ou desço dela?

Descemos da cruz e vamos resolver o assunto.
Jesus podia ter descido da cruz?
Podia e com certeza seria muito mais fantástico, todo mundo ali zombando dele, seria sensacional... Acontece isso conosco, as pessoas estão ao nosso lado, nos provocando, desce da cruz, salva-te a ti mesmo.
É possível sim, mais dura só um momento, a salvação de Deus é eterna.
Vai ter muitas vozes dizendo isso pra você, resolve o teu problema, desce da cruz, se separa, pra que ficar sofrendo... Desce da cruz vai lá no agiota ou dá o cano em todo mundo... Desce da cruz, pede a conta, sai fora...
Constantemente receberemos esse tipo de zombaria, ser tentado a salva-se a si mesmo....
Ressurreição só chega pra aqueles que morrem pra si mesmos.

Quer ser cheio do Espírito Santo? então não desista, permaneça.
Deus só ainda não fez porque você esta com a espada na mão, esta toda hora descendo da cruz, tentando salvar a si mesmo.

Pare de lutar, de tentar se defender, renda-se... Ame!!!
Você não precisa gostar de alguém para amar essa pessoa.
Você pode amar sem gostar? sim, o amor é uma ordem, é um mandamento, é uma decisão, é prática, é atitude. Se você ficar esperando primeiro ter o sentimento de gostar para depois amar, talvez você nunca vai amar...

Ame, ah mais é difícil... dói...é cruz...cruz dói, vai doer mais pense no fruto que isso vai produzir.

Tem uma pessoa que sabe muito bem qual é o peso da cruz, é Jesus de Nazaré...
Ele pode se compadecer de nós, porque em tudo foi tentado mais sem pecado.
Ele entende você muito bem, sabe o quanto está difícil porque Ele passou pela mesma situação, por isso que Ele diz: Meu filho Eu te entendo e estou aqui pra te ajudar...
Foi por isso que a Bíblia diz que Ele não condenou os discípulos porque todos fugiram da cruz, não foi só Pedro e ainda os deu uma nova chance.
Se você é esse fugitivo da cruz, Jesus esta dizendo começa de novo, assim como Ele fez com Pedro e você sabe como Pedro morreu? ...Crucificado e ele disse não sou digno de ser crucificado como o meu Senhor e foi crucificado de cabeça pra baixo, porque ai ele entendeu, ai ele foi pra cruz.

Hoje em dia não tem mais cruz, ser crucificado como Jesus, mais dentro de você esta pesada essa cruz? esta difícil? ...Chegue pra Deus e confesse e saiba que assim como Jesus venceu nós podemos vencer com Jesus...

Esse evangelho da cruz que traz mudança!!! E é esse que eu quero viver!!!

Fonte: Culto da PIB - Blumenau 01/04/12


Nenhum comentário:

Postar um comentário